15 coisas que você não sabia sobre as pirâmides do Egito

Construídas há milênios, as pirâmides egípcias ainda continuam a nos impressionar devido as suas grandes estruturas e aos mistérios que envolvem as suas construções. Entretanto, sabemos que sua maior finalidade era abrigar os restos mortais de faraós e antigos reis egípcios.

Ainda há muito o que descobrirmos sobre a cultura e os costumes da civilização do antigo Egito, incluindo nosso conhecimento sobre essas estruturas que têm resistido ao tempo por tantas eras. Hoje, trouxemos alguns fatos que vocês provavelmente não sabiam sobre as pirâmides egípcias e suas misteriosas criações. Confira!

Os mistérios e curiosidades

1 – Apesar de comumente associarmos as pirâmides aos hieroglifos, não há nenhum hieroglifo ou inscrições dentro da Grande Pirâmide de Gizé.

2 – Diferente do que muitas pessoas acreditam, as pirâmides podem ter sido construídas por trabalhadores que eram pagos regularmente, ao invés do serviço ter sido executado por escravos e prisioneiros.

3 – Muitas pessoas se perguntam como as pirâmides se mantiveram tão bem preservadas por todos esses anos. Acredita-se que seja devido à argamassa única utilizada. Porém, não se sabe exatamente do que ela é feita.

4 – Cada pirâmide, em média, levaria cerca de 200 anos para ser construída. Dessa forma, é possível que muitas foram construídas simultaneamente.

5 – A Pirâmide de Quéosp foi construída para se alinhar a direção do norte. Ela é, na verdade, o alinhamento mais preciso na direção norte do que qualquer outra estrutura no mundo.

6 – O peso da pirâmide de Quéosp é estimado em cerca de 6 milhões de toneladas.

7 – Algumas pirâmides foram cobertas com pedras de revestimento feito de calcário branco, altamente polidas. As pedras refletiam a luz do sol, de forma que as pirâmides brilhavam como pedras preciosas.

8 – Dentro das pirâmides, apesar do calor do clima desértico do lado de fora, a temperatura permanece relativamente constante, cerca de 20ºC.

9 – Estima-se que a Grande Pirâmide de Gizé foi construída com 2.300.000 blocos de pedra, pesando cada um entre 2 e 30 toneladas. Alguns deles podiam chegar a 50 toneladas.

10 – Os especialistas ainda não sabem ao certo como os blocos de pedras, usados nas construções das pirâmides,  foram trasportados e colocados em seus respectivos lugares.

11 – As técnicas de suas construções ao longo do tempo foram se desenvolvendo. As pirâmides mais antigas possuem um outro padrão.

12 – No século XII, o governante Al-Aziz tentou demolir as pirâmides de Gizé. No entanto, ele acabou desistindo da missão porque seria muito trabalhoso. Porém, a Pirâmide de Menkaure ainda possui marcas do atentado em sua face norte.

13 –  As pirâmides de Gizé são alinhadas com a constelação de Órion. As estrelas de Órion foram associadas com o deus do renascimento e da vida, Osíris, pelos antigos egípcios. Por isso, acredita-se que o posicionamento das pirâmides tenha sido proposital.

14 – Apesar de muitas divergências, acredita-se que o número de pessoas envolvidas na construção das pirâmides gire em torno de 100 mil.

15 – As pirâmides de Gizé são protegidas pela Grande Esfinge, a maior estátua monolítica do mundo. O rosto da esfinge, supostamente, representa a face do faraó Khafra.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Essa matéria 15 coisas que você não sabia sobre as pirâmides do Egito foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.