15 fatos fascinantes sobre a Escócia

A Escócia é um dos países que compõe o Reino Unido. O país está localizado na parte norte da Grã-Bretanha e possui cerca de 5,2 milhões de habitantes. A Escócia é um dos países mais bonitos da Europa. Além de suas riquezas culturais, que fazem do país o destino certo de milhares de turistas todos os anos.

Da gaita de foles ao icônico kilt, as nuances escocesas vão te fazer se apaixonar pelo país a medida que você passar a conhecer um pouco mais de sua história. Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês alguns fatos sobre a Escócia e que vão te fazer querer pegar o primeiro voo para lá. Confira!

Fatos fascinantes sobre a Escócia

1 – Na Escócia, está localizada o Knap of Howar, na ilha de Papa Westray, em Orkney, a mais antiga casa de pedra preservada no norte da Europa. Datações em carbono comprovaram que ela foi ocupada de 3700 a.C. a 2800 a.C.

2 – O  Bank of Scotland é um dos três mais antigos da Grã-Bretanha. Ele foi criado em 1695.

3 – Em 1824, um grande incêndio acometeu a capital da Escócia, Edimburgo, destruindo muitos prédios e casas. Curiosamente naquele ano, à cidade foi creditado o mérito de ter a primeira brigada de incêndio do mundo.

4 – A Escócia era um país independente até o século XV, quando a Grã-Bretanha foi formada depois que o rei do país recebeu o trono da Inglaterra, em 1603.

5 – O Teviot Row House é o prédio sindicalista mais antigo do mundo. Ele está localizado dentro da Universidade de Edimburgo.

6 – Além do famoso uísque scotch, a Escócia é também a terra onde o golfe emergiu. O Open Championshiop, campeonato de gol mais antigo do mundo, teve sua primeira partida realizada em 1860, no Prestwick Golf Club.

7 – Sherlock Homes é fruto da mente do escritor escocês Arthur Conan Doyle.

8 – William Wallace é o herói histórico mais poderoso da Escócia, por ter se rebelado contra o rei Eduardo I da Inglaterra.

9 – O Festival Internacional de Edimburgo recebe cerca de 300 mil pessoas anualmente e é um dos maiores do mundo.

10 – Existem cerca de 300 castelos na Escócia. Devido ao seu tamanho, isso contabiliza cerca de quase 1 castelo para cada 259 quilômetros quadrados.

11 – A Escócia possui tantos castelos assim devido ao seu sistema baseado em clãs. Desde que o país se estabeleceu, diversos clãs foram surgindo ao longo de sua história.

12 – Cerca de 40% dos escoceses possuem o cabelo ruivo. Alguns cientistas acreditam que isso seja devido à falta de sol.

13 – Glasgow já foi considerada a capital da música do mundo. A cidade abriga o Britannia Panopticon, a casa de shows mais antiga no mundo. Ela foi aberta em 1857.

14 – O símbolo do país é um unicórnio. O folclore escocês é recheado de histórias, contos e lendas de criaturas místicas, como fadas, elfos, goblins e gigantes.

15 – A flor do Cardo é o símbolo nacional da Escócia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Essa matéria 15 fatos fascinantes sobre a Escócia foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.