O que acontece se você receber transfusão de sangue de um tipo diferente do seu?

Existem muitos tipos sanguíneos. Inclusive, o nosso pode ser completamente diferente do tipo da pessoa que está ao nosso lado nesse exato momento. O líquido que passa por todo o nosso corpo é um tecido conjuntivo. Esse tecido é formado por diversos tipos de células e é bombeado pelo coração, sendo então transferido para outros órgãos. Ao sofrer um acidente ou passar por uma cirurgia, uma pessoa geralmente precisa receber doação de sangue. Mas já pensou se de repente você recebe a transfusão de um tipo sanguíneo diferente do seu? O que será que acontece nessa situação?

Existem três antígenos principais (A, B e O). Existem ainda combos que são OO, AO, BO e AB. Esses são referidos como O, A e AB para simplificar o modo de falar e compreender. O tipo O é aceitável por todos. Ele é conhecido como “doador universal” e é extremamente valorizado. O tipo sanguíneo A é tolerado pelos receptores A e AB. O tipo B é aceito pelos destinatários A e AB. Por fim, o tipo AB é tolerado apenas pelos destinatários AB.

O que aconteceria se, por uma falha, uma pessoa com AB recebesse um tipo diferente? Simples! Em uma reação transfusional, o sistema imunológico de quem está recebendo atrairia o sangue doado. As células dele seriam dilaceradas, uma grande quantidade de substâncias químicas ruins poderiam ser liberadas e a pessoa ficaria muito doente. Esse erro poderia custar falhas nos rins, fazendo a urina sair com uma tonalidade vermelha e depois parar o órgão de vez. Além disso, a pessoa poderia desenvolver uma doença grave, semelhante a gripe, só que mais forte. Por fim, ela poderia entrar em choque interno e falecer. A mortalidade é extremamente alta nesses casos, o que torna um erro de transfusão algo totalmente trágico.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Essa matéria O que acontece se você receber transfusão de sangue de um tipo diferente do seu? foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.