7 fatos fascinantes sobre os tigres

Animal Planet votou em 2012 que o poderosíssimo tigre para ser o ‘animal do ano’. No entanto, a grande parte do que sabemos sobre esses animais é cheio de alguns equívocos comuns ou tem alguma confusão com outros felinos grandes. Os tigres são animais únicos que possuem muitas características e compulsões interessantes.

São criaturas magníficas que infelizmente estão ameaçadas devido as ações humanas. No entanto, ainda podemos fazer a diferença e dar um futuro digno a esses animais. Levando tudo em consideração nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 fatos fascinantes sobre os tigres. Confira:

1 – Como não sofrer um ataque

Quando você encara um tigre, há menos chances sofrer um ataque, pois ele percebem que perderam o ‘elemento surpresa’. Até mesmo na Índia, muitas pessoas usam máscaras com olhos atrás da cabeça, para que os tigres acreditem que foram vistos.

2 – ‘Bonzinhos’

Tigres são considerados ‘bonzinhos’ quando comparados com leões. Se dois tigres se encontrarem durante uma caça, eles dividem a presa. Enquanto os leões lutaram entre si até a morte. Além disso, se estiverem em grupo, os machos deixam que as fêmeas e os filhotes se alimentem primeiro. Os leões fazem justamente o contrário.

3 – Olhos

Os tigres possuem olhos com pupilas redondas, ao contrários dos gatos domésticos. Isso acontece porque os gatos domésticos são animais noturnos, enquanto tigres são crepusculares. Eles são mais ativos principalmente pela manhã e quando estiver escurecendo.

4 – Nadadores

Diferente da grande maioria do outros grandes felinos, tigres são hábil nadadores. Eles gostam de se banhar e muitas vezes brincam na água quando filhotes. Quando adultos podem nadar por grandes distâncias para caçar ou cruzar rios.

5 – O maior de todos os felinos

Atualmente os tigres são considerados o maior de todos os felinos. Mas na espécie tem uma grande variabilidade de tamanhos. A maior subespécie é o tigre siberiano, pode chegar aos monstruosos 3,5 metros de comprimento com um peso de mais de 300 quilos. A subespécie mais pequena, o tigre de Sumatra, tem apenas cerca de 2 m de comprimento e 100 kg quando crescido.

6 – Período fértil

As tigresas são férteis por um período de apenas quatro ou cinco dias durante todo o ano. Durante esse tempo, eles acasalam com frequência para certeza da cria. Uma fêmea fica grávida por mais ou menos três meses, e geralmente dão à luz dois ou três filhotes.

7 – Presas grandes

Pode parecer assustador mas ursos podem compor uma parte da dieta de muitos tigres, devido a sobreposição de habitats. Existem casos de tigres imitando o som de um urso para atrair outros um pouco menos. Os ursos desavisados acabam caindo na armadilha e se dando mal.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Essa matéria 7 fatos fascinantes sobre os tigres foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.