7 coisas que você nem imaginava sobre a vida particular do Papa

O Papa é considerado não só o maior líder dentro da instituição Católica, como também um homem santificado. Quando pensamos nas pessoas que assumem esse cargo, pensamos em uma pessoa altiva, vestindo um robe branco e proferindo as palavras de Cristo. Existem mais de 1 bilhão de cristãos no mundo, logo assumir essa posição é de extrema responsabilidade. Acontece que, apesar da imagem “poderosa” e santa que o Papa transmite, ele é uma pessoa “normal” igual a nós. Sim, ele também come, ele também bebe, ele faz piada e conversa com seus amigos. Ele é um ser humano que dedicou sua vida exclusivamente para a cristandade, porém ainda é filho de Deus.

A Fatos Desconhecidos traz hoje para você algumas coisas curiosas que talvez você não sabia sobre os papas. Essa posição já existe a séculos e nasceu na Roma convertida ao cristianismo. O papa tem que cumprir essas tradições seculares, porém ele também consegue viver uma vida comum. Hoje você conhecerá 7 coisas que nem imaginava sobre a vida particular do Papa.

1 – Sa”Papa”tos

Se você reparar, em várias ocasiões o Papa está usando um sapato de cor vermelha. Na verdade, a maioria dos papas calçam esses sapatinhos avermelhados em grande parte das ocasiões. Acontece que o vaticano pede para que o mesmo seja usado, pois o vermelho representa o sangue dos mártires de Cristo. Essa tradição nasceu na Roma antiga como um símbolo de nobreza e se perdeu com o tempo, porém em certas ocasiões os líderes católicos costumam usar os sapatinhos vermelhos.

2 – Quanto ele ganha?

Na verdade o Papa não ganha um salário, mesmo porque isso não é uma “profissão” comum… De qualquer forma, o Vaticano paga todas suas despesas até sua morte. Contudo, se o papa renunciar ele pode ganhar uma “pensão de ex-papa”, que giraria em torno de 2.500 euros mensais.

3 – Pelas barbas do profeta!

Não existe uma regra que diz que o Papa não pode ter barba, porém não existe um papa barbado desde dos anos 1700. O vaticano encoraja os papas a terem suas caras livre de bardas, pois isso não tem nada simbólico. Bom, aparentemente essa moda de barbas não pegou muito bem para muito dos papas que os católicos já tiveram.

4 – O papa pode ver Netflix?

Claro, por que não? Na verdade o Vaticano tem uma sala de filmes e séries com mais de 8.000 mil títulos. E nem todos são gospeis. Na verdade, é dito que um dos filmes favoritos de João Paulo II era Gandhi e A Vida é Bela. No caso do Papa Francisco, ele não assiste TV desde 1990 por conta de uma promessa a Virgem Maria. Contudo, ele mesmo já comentou que adora Futebol, então ele pede sempre para as pessoas dizerem as notícias do seu time favorito.

5 –  Ele pode ingerir álcool?

Apesar de seus votos, sim! Papas podem beber! Na verdade, você encontra na internet informações das bebidas favoritas de cada papa. Por exemplo, o Papa Bento 16, como todo bom alemão, curtia uma cervejinha. Em uma entrevista, Papa Francisco disse que é um grande apreciador de vinhos tendo seu próprio somellier. Claro, ele também falou que dentro da medida, nunca bebe com exageros e somente em algumas ocasiões.

6 –  Roupas “normais”

Por mais óbvio que pareça, vai depender da ocasião. Não existe bem uma proibição, porém, para manter a imagem da Igreja Católica, eles costumam se vestir casualmente apenas fora dos holofotes.

7 – Ele tira férias?

Os papas possuem uma “casa de campo” que na verdade é quase um palácio. Essa residência particular do Vaticano fica em uma região italiana chamada Castel Gandolfo. Os papas vão para lá para tirar suas “férias”, onde basicamente escrevem textos religiosos, leem, fazem caminhadas, nadam e outras coisas que uma pessoa comum faria. O papa Francisco prefere ficar pelo Vaticano escrevendo seus textos, fazendo suas orações e leituras. Enquanto ele está de férias no Vaticano, ele deixa a residência de Castel Gandolfo aberta ao público.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima!

Essa matéria 7 coisas que você nem imaginava sobre a vida particular do Papa foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.