Há 1 ano, Beyoncé dava início à “The Formation World Tour”, uma das maiores turnês de 2016

A “The Formation World Tour” foi a sétima turnê musical de Beyoncé, realizada para promover o seu sexto álbum de estúdioLemonade. Ela arrecadou um total de 256 milhões em 49 shows e se tornou a maior bilheteria de uma artista negra, totalizando 5 milhões por cada show.

A mesmo foi anunciada logo após a sua aparição no show do intervalo do Super Bowl 50, em 7 de fevereiro de 2016, com ingressos disponibilizados para pré-venda dois dias após o evento esportivo e para venda geral no dia 16 de fevereiro de 2016.

Super Bowl 50 / Anúncio divulgado com datas da turnê.

 

Uma parcela dos ingressos dos shows foi revertida para ajudar programas locais da “United Way Of America” e a crise de água em Flint, Michigan. A digressão foi promovida pela Global Touring Division da Live Nation Entertainment.

Primeiro show em Miami (Flórida) / Último show em East Rutherford (Nova Jersey)

 

A turnê constituiu-se de 49 apresentações feitas em estádios da América do Norte e da Europa. Tendo início em 27 de abril de 2016 no Marlins Park em Miami, Flórida, e terminou em 7 de outubro do mesmo ano no MetLife Stadium em East Runtherford, Nova Jersey.

Cubo rotatório de LED de 18.2 metros/ Esteira/ Palco secundário que armazena água.

 

CENÁRIO INOVADOR

A produção foi descrita como um “divisor de águas” para concertos em estádios, sendo planejada por Beyoncé junto Malcolm Weldon e a designer Es Delin. A estrutura era composta por:

  • Cubo rotatório de LED de 18.2 metros referido como Monolith que serve como o telão e leva quatro minutos para completar um giro;
  • Uma passarela que servia como uma esteira;
  • Um palco secundário que armazenava e produzia dois mil galões de água, demorando cerca de dez minutos para ser completado.
Alguns figurinos usados durante a turnê

 

FIGURINOS

Foram decorado por Marni Sernofonte, estilista da cantora, e apresenta peças concebidas por uma série de marcas como Gucci, Givenchy e Bailmain. O tema da excursão segue os mesmos capítulos lineares de “Lemonade”, com cada rotação do Monolith representando um novo capítulo do show.

REPERTÓRIO

As apresentações compreendem mais de 30 canções, abrangendo desde músicas lançadas por Beyoncé quando era integrante do grupo Destiny’s Child até homenagens para Prince, que era grande influência da artista e faleceu dias antes do início da turnê.

 

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

O espetáculo recebeu análises predominantemente positivas, com jornalistas elogiando a presença de palco de Beyoncé e suas habilidades vocais, a produção da turnê e o show com um todo, comparando-a com produções de U2 e Michael Jackson. Confira alguns:

  • Tour do Ano pela America music awards
  • Melhor produção no Pollstar Awards
  • 2,2 Milhões de pessoas
  • 4º turnê feminina mais lucrativa da história
  • Melhores eventos de todos os tempos (Rolly Stone)
  • Maior espetáculo da terra (Revista Veja)

Estava previsto um especial para a HBO no ano passado, já que alguns shows foram gravados. Até o momento aguardamos pelo especial ou pelo DVD, porém a equipe da cantora não se pronunciou oficialmente até o momento.

O post Há 1 ano, Beyoncé dava início à “The Formation World Tour”, uma das maiores turnês de 2016 apareceu primeiro em Portal Famosos Brasil.