Recomendação de Calorias Diárias Para Emagrecer

A maioria dos profissionais da saúde, estética e nutrição recomendam que seus pacientes que estão com sobrepeso e obesidade devem “emagrecer com saúde”. Isso significa não fazer qualquer dieta “milagrosa”, radical ou bruta, daquelas que estabelecem um rigor altíssimo e se baseiam em “tratamentos de choque”, como a do carboidrato, a que fixa em suplementos, aquelas que suprimem alimentos que são essenciais ao metabolismo e o funcionamento do corpo. Para isso, você vai ter de descobrir informações sobre você, sua maneira de viver, seu IMC (Índice de Massa Corporal), obtido através de cálculos que os nutricionistas fazem para encontrarem um número que determina a quantidade de calorias que devemos ingerir num dia. Sendo assim, saiba qual é a recomendação de calorias diárias para emagrecer.

recomendacao-de-calorias-diarias-para-emagrecer

Como Funciona a Contagem de Calorias

Esse método ganhou bastante espaço nas opiniões das pessoas, pois ele identifica com muita precisão o que você deve fazer para não engordar. Tanto é verdade que surgiu o best-seller “Dieta dos Pontos”, obra essa em que o autor orienta seus leitores a terem paciência para poderem mudar toda forma de funcionamento do corpo das pessoas de modo a se reeducarem na alimentação e sempre levando em conta as características do indivíduo, desde o que ele come pela manhã até a noite, suas atividades físicas e frequência.

Quando você identifica a quantidade de calorias necessárias para seu dia, você terá de consultar e analisar na internet, ou outro guia, a quantidade de calorias que cada um dos tipos de alimentos que você costuma consumir. Vai ter de identificar quantas calorias tem uma colher de arroz, um bife, uma bebida, enfim, você vai ter de analisar tudo isso. No início, é meio chato, mas logo você se habitua, pois fica bem expert no assunto e em pouco tempo dispensa o exagero de consultas na net ou literaturas.

recomendacao-de-calorias-diarias-para-emagrecer1

Como Contar Calorias

Guias de dietas geralmente possuem grandes listas de alimentos e quantas calorias eles têm. Até cerveja e chopp eles analisam e disponibilizam para as pessoas consultarem, e assim você vai ver que emagrecer com saúde, não deixando de lado qualquer alimento que goste muito. Você vai ver que não é nenhuma tortura, você vai ter de aprender a segurar a gula e se atentar para a quantidade. Caso “estoure” na quantidade diária, não é preciso se desesperar, e sim, compensar o excesso de um dia, ingerindo menos calorias nos dias seguintes, nos subsequentes àquele que você comeu demais. E quando isso ocorre, além de ser moleza compensar, só o fato de consumir mais água, fibras e frutas, já compensam aquele dia que você “enfiou o pé na jaca” comendo um pouco a mais.

E Qual É A Recomendação?

Na realidade, como explicitado acima, a quantidade de calorias varia de caso a caso. Primeiro, é preciso encontrar o seu IMC e, caso esteja muito acima do peso, a quantidade não deve ser muito menos do que você costuma comer, ou terá problemas de saúde. Isso deve ocorrer aos poucos, reduzindo a quantidade a cada dia. Entretanto, se você só quer perder alguns quilinhos, ingira cerca de 1000 a 1200 calorias diárias.

Dietas Restritivas

Essas dietas radicais como a cetogênica e similares, podem sim ser feitas, mas não direto, não a vida toda. Elas servem para quem já está em forma, mas por uma ou outra razão acabou engordando e isso pode lhe causar um problema, como um atleta profissional que ganhou uns quilos a mais e isso pode lhe causar um problema numa competição próxima, por exemplo. Não serve para quem está acima do peso há muito tempo, pois pode até emagrecer, mas vai engordar bem mais, pois fez a dieta radical sem reeducar a alimentação do dia a dia.

O artigo Recomendação de Calorias Diárias Para Emagrecer foi publicado pelo site Portal Dieta.