Alimentos Ricos em Fibras

As fibras têm sido tão famosas ultimamente que passou a ser uma estratégia de marketing o anúncio de sua presença nas embalagens de alimentos e bebidas alimentícias. Seus benefícios são um link entre saúde e emagrecimento.

Separamos para esse post um perfil completo sobre o que são fibras, seus benefícios, modo de atuação no corpo e os principais alimentos que as contém.

Os Benefícios das fibras

Em termos de saúde, as fibras são ótimos reguladores intestinais. Elas em contato com a água no intestino expandem de volume e pressionam as paredes intestinais ativando receptores que por sua vez enviam sinais para o cérebro aumentar a motilidade intestinal, favorecendo a evacuação.

Isso causa um alívio do sistema gastrointestinal sendo um ótimo remédio para constipação, pois além de deixar a pessoa mais leve, a torna mais feliz, pois muitos maus humores e desconfortos emocionais estão intimamente ligados a desconfortos intestinais.

Fibra Solúvel

Em termos de emagrecimento, as fibras são uma ótima opção pelo mesmo motivo: quando ela expande no intestino e no estômago, o mesmo sistema interpreta isso como se eles já estivessem cheios de alimento dando a sensação de saciedade.

Essa sensação de sacies é uma sensação falsa, nós estamos enganando nosso corpo. O que acontece é que na verdade as fibras não são digeridas, ou seja, elas saem do mesmo jeito que entraram. E se elas não são digeridas e absorvidas não há ganho energético (calorias).

Isso tudo é muito bonito e interessante visto dessa forma, porém como tudo na vida, deve-se tomar certo cuidado no consumo excessivo e na maneira de como se faz uso dessas fibras. O motivo está no fato de as fibras serem divididas em 2 categorias, influenciando inclusive na diferenciação de consumo de alimentos, que podem ter uma fibra ou outra.

Os tipos de fibras

Existem 2 tipos de fibras: As solúveis e as insolúveis.

  1. As solúveis são fibras encontradas em frutas e legumes. Elas por si só já trazem seus benefícios consigo.
  2. Agora, as fibras insolúveis, essas necessitam de um cuidado maior no seu consumo, porque por conta de sua estrutura molecular, as fibras insolúveis necessitam de bastante água para expandir de volume e exercer seus efeitos terapêuticos. E se você não ingere água suficiente, elas tendem a se emparelhar, absorvendo água e deixando as fezes mais secas ainda. Isso torna qualquer constipação pior. Os alimentos que mais possuem essa categoria são os vegetais, oleaginosas e cereais integrais.

Fibras Insolúveis

Lembrem-se de que quanto mais fibras insolúveis vocês ingerirem, maior será a quantidade de água que deverá ser ingerida durante o dia. E não vale tomar tudo de uma vez, o consumo de água deve ser espaçado e periódico durante todo o tempo acordado.

Os alimentos que mais contém fibras:

Solúveis:

  • Legumes (abóbora, cenoura e beterraba, Brócolis)
  • Cereais (gérmen de trigo, aveia, granola)
  • Grãos (Feijão, grão de bico, fava e lentilha)
  • Frutas (mamão, abacate, laranja, maça, Framboesas )

Insolúveis:

  • Verduras (alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo)
  • Integrais (Pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras, linhaça, macarrão
  • Integral, arroz integral, cevada)

O artigo Alimentos Ricos em Fibras foi publicado pelo site Portal Dieta.